domingo, setembro 14, 2025

Administração Regional de São Sebastião lança Guia de Gestão de Riscos

Documento reforça a importância do planejamento em momentos de decisão

Na manhã desta terça-feira (29), a Administração Regional de São Sebastião lançou o Guia de Gestão de Riscos, documento elaborado pela Assessoria de Planejamento da RA e aprovado pelo Comitê Interno de Governança. O guia tem como objetivo orientar os servidores sobre a técnica de gestão de riscos, explicando sua relevância no serviço público e apresentando formas práticas de aplicação no dia a dia.

O material aborda, além de gestão de riscos a implantação do Programa de Integridade na RA, reforçando a importância da análise de riscos na tomada de decisões, em consonância com as boas práticas de governança.

Segundo o administrador regional de São Sebastião, Roberto Medeiros, o lançamento do guia está alinhado ao planejamento estratégico institucional 2024-2027, que tem como missão aproximar o Governo do Distrito Federal da população de São Sebastião, coordenando serviços públicos em sintonia com os interesses locais. Entre os nove objetivos estratégicos do plano, destaca-se o de “aperfeiçoar os processos de trabalho”, com foco no mapeamento de processos críticos e na implantação da gestão de riscos.

“Nosso objetivo é aprimorar a gestão, assegurar a correta aplicação dos recursos públicos e fortalecer a governança, compliance e integridade, garantindo que as ações da administração regional alcancem os resultados esperados pela sociedade”, afirmou Medeiros.

O sistema de gestão de riscos implantado em São Sebastião foi construído com base no Modelo de Três Linhas do Instituto dos Auditores Internos (IIA), que propõe a organização das responsabilidades em instituições públicas ou privadas, especialmente no que diz respeito à governança, controle e gestão de riscos.

Nesse sentido, entre os atores que atuam no processo de gerenciamento de risco local encontra-se o Comitê Interno de Governança, como órgão de governança; a primeira linha, composta pelo gerente de riscos, de projetos e pelos responsáveis por novos controles; a segunda linha (nível tático), representada pela Assessoria de Planejamento; e a terceira linha, exercida pela Controladoria-Geral do Distrito Federal.

*Com  informações da Administração Regional de São Sebastião

Compartilhe

Anúncio de Tênis 300x250
Tênis 1 Tênis 2 Tênis 3

Popular

LEIA TAMBÉM
LEIA TAMBÉM

Distrito Federal lidera ranking de qualidade de vida no Brasil em 2025

Brasília está no topo da classificação nacional de sustentabilidade...

Esplanada dos Ministérios terá posto de atendimento de saúde durante desfile de 7 de Setembro

Posto de atendimento terá médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem...

Caesb passa a prestar diretamente serviços de água e esgoto no DF

Novo modelo garante a permanência da empresa como pública,...

Esplanada dos Ministérios terá alterações no trânsito e segurança reforçada para o 7 de Setembro

Secretaria de Segurança Pública elaborou Protocolo de Operações Integradas...