segunda-feira, setembro 15, 2025

Doadoras de leite materno poderão ter isenção na inscrição de concursos públicos do GDF

O governador Ibaneis Rocha sancionou nesta terça-feira (17) a Lei nº 7.711/25, que garante isenção da taxa de inscrição em concursos públicos para mulheres que sejam doadoras de leite materno. A confirmação veio publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e tem validade para todos os certames realizadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

Segundo a lei, terá direito à isenção a candidata que comprove ter doado leite ao Banco de Leite do DF pelo menos duas vezes por mês, durante um período mínimo de três meses, nos três anos anteriores à inscrição. O procedimento de comprovação será determinado por meio dos editais de concurso.

“A partir de agora, todos os novos editais virão com a indicação da forma mais apropriada de comprovação, dentro dos critérios já estabelecidos pela lei”, explica o secretário-executivo de Gestão Administrativa da Secretaria de Economia, Ângelo Roncalli.

Estímulo

De acordo com dados do Banco de Leite Humano do Distrito Federal, em 2024, 6.625 mulheres foram doadoras de leite materno. Em 2025, até o mês de maio, já são 2.613 doadoras.

Para a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde do DF, Mariane Curado, a isenção pode ser um incentivo importante para ampliar o número de mulheres doadoras.

“Acredito que essa isenção seja uma forma de reconhecer esse ato humanitário realizado por uma mulher que, além de amamentar seu próprio bebê, ainda ajuda outros que precisam do leite materno”, afirma.

Compartilhe

Anúncio de Tênis 300x250
Tênis 1 Tênis 2 Tênis 3

Popular

LEIA TAMBÉM
LEIA TAMBÉM

Caesb recebe nota máxima da Moody’s e se consolida como referência em gestão pública no setor de saneamento

Agência internacional de classificação de risco atribui rating AAA.br...

Com tecnologia de ponta, Polícia Civil do DF é referência nacional em resolução de casos

Trabalho da instituição inclui desde a coleta de vestígios...

Programa Viva Flor protege mais uma mulher e impede agressão no DF

O Viva Flor é um serviço da Secretaria de...

Aprovada regularização para mais de 4 mil pessoas no Itapoã

Serão beneficiadas 1.162 residências na Quadra 101 da região O...