segunda-feira, setembro 15, 2025

Projeto Dia da Mulher é oficializado nesta terça (1º)

Iniciativa da DPDF promove inclusão, cidadania e transformação social para mulheres em situação de vulnerabilidade

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) instituiu o projeto Dia da Mulher, ação realizada mensalmente com oferta de serviços gratuitos voltados ao público feminino. A iniciativa foi oficializada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (1º/7). Consolidado como uma das principais ações de promoção de direitos da instituição, o projeto já realizou mais de 42 mil atendimentos gratuitos em 24 edições.

O defensor público-geral, Celestino Chupel, destacou a importância da iniciativa: “O Dia da Mulher é uma das expressões concretas do nosso compromisso com a cidadania, ao oferecer serviços essenciais que fortalecem a autonomia feminina. Nosso objetivo é acolher, orientar e transformar realidades por meio de uma atuação integrada e humanizada”, afirmou.

A proposta é contribuir para a melhoria da qualidade de vida de mulheres em situação de vulnerabilidade por meio de ações que ampliem o acesso a serviços essenciais, especialmente na área jurídica. O projeto também busca fortalecer a rede de apoio, fomentar a autonomia feminina e promover parcerias intersetoriais com entidades públicas e privadas, ampliando a oferta de serviços a cada edição.

A estrutura do projeto conta com Coordenação-Geral, Assessoria de Planejamento e Assessoria de Execução – as funções são exclusivas para fins de governança e não implicam criação de cargos ou mudanças na estrutura formal da instituição. Os responsáveis serão designados por ato do defensor público-geral, podendo haver mais de uma pessoa nas funções de planejamento e execução.

Atendimentos gratuitos

Realizado sempre na primeira segunda-feira de cada mês, o Dia da Mulher oferece serviços como atendimento jurídico especializado, encaminhamentos à rede de proteção, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, atendimentos de saúde, oficinas de capacitação e atividades de bem-estar – tudo gratuito e acessível.

Com apoio de diversos órgãos e instituições parceiras, o projeto se destaca pela abordagem integrada, atuando nas áreas jurídica, social, de saúde e cidadania. A cada edição, novas parcerias são firmadas para ampliar a oferta e enfrentar os desafios vivenciados pelas mulheres, como saúde, segurança, acesso à Justiça e oportunidades econômicas.

*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF)

Compartilhe

Anúncio de Tênis 300x250
Tênis 1 Tênis 2 Tênis 3

Popular

LEIA TAMBÉM
LEIA TAMBÉM

Distrito Federal lidera ranking de qualidade de vida no Brasil em 2025

Brasília está no topo da classificação nacional de sustentabilidade...

Esplanada dos Ministérios terá posto de atendimento de saúde durante desfile de 7 de Setembro

Posto de atendimento terá médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem...

Caesb passa a prestar diretamente serviços de água e esgoto no DF

Novo modelo garante a permanência da empresa como pública,...

GDF institui Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas

Secretaria de Segurança Pública do DF passa a coordenar...